Chora Meu Cavaco - Vem Tocar Com a Gente!

Katinguelê

Katinguelê
Katinguelê

Eles têm 15 anos de carreira, sendo que vem ocupando o merecido destaque somente nos últimos 6 anos.

Na verdade esse nome "Katinguelê" (denominado criança iniciante na capoeira) já existia desde a primeira formação, numa época em que o samba ainda era discriminado e restrito apenas à classe baixa. Mas graças a Deus, o samba venceu esse preconceito e superou todas as dificuldades existentes no mundo musical para chegar na posição a que pertence hoje.

Isso tudo fez com que os paulistanos Mário, Salgadinho, Hoody, Téo, Nino e Breno (atual formação) acreditassem no sucesso e batalhassem para chegar no auge que se encontram. Todo esse sucesso dependeu muito dos empresários Wanderley (nos 2 primeiros trabalhos) e Sidney Gallego (antigo empresário), que acreditou no talento deles desde o início.

O primeiro dos 6 discos lançados em toda a história "Katinguelê" foi o Bem no Íntimo em 1992 (após eles terem gravado a música Um doce sabor numa coletânea feita no bar Chopapo-Santo André). Nele ficou marcado sucessos como Eleni, Bem no Íntimo e principalmente Deusa ou Menina. A partir daí o grupo não parou mais !...:emplacou com Corpo Lúcido, Cilada, Pra gente matar a saudade, Separação (músicas do 2º disco- Meu recado -1994, mas ainda com uma gravadora independente).

O sucesso em todo o território nacional chegou definitivamente ao lançarem o 3º disco (1996) pela gravadora Continental, tendo como título No compasso do Criador. Deste trabalho expandiu de norte à sul sucessos como Só pedindo bis, Recado à minha amada, Ainda resta uma bagagem Luana e No Compasso do Criador. A Continental não só divulgou o novo trabalho do grupo como também relançou os dois primeiros Cds independentes. Além do reconhecimento do público, conquistaram também a marca de pioneiros em tocar samba romântico (apesar do eclético repertório).

Depois, em 1997, chegou nas paradas o CD Mundo dos sonhos, trazendo para os fãs baladas suaves como Mundo dos sonhos, Pra nunca mais dizer adeus, Tudo o que mais quero, Engraçadinha e Apaixonadamente. O grupo despontou em fazer tournês por todo o Brasil. Foi um tremendo sucesso!!! Eles se tornaram tão queridos no coração das fãs, que foram apelidados de "Os gatinhos do Pagode" ...tudo a ver com eles!

Os jovens rapazes não param por aí, não! Em 1998 mais um CD, mais 15 músicas para marcar a trajetória : Katinguelê na área. E nele o público confere uma das músicas mais emplacadas e cantadas do Katinguelê, que é Inaraí. Além desta, tem também Morena (parceria com Maurício Mattar), Fala de amor pra mim (música de Xexéu, ex-Timbalada), Meu cavaco (parceria especialísssima com Zeca Pagodinho), Pertinho, Só mesmo o teu amor (que foi a primeira música de trabalho do CD), e não deixou de ser um super-sucesso!

A fim de comemorar os 15 anos de estrada, o Katinguelê nos presenteia em 1999 com mais um CD, só que desta vez com uma novidade a mais: É ao vivo! Tem 15 músicas, sendo a maior parte sucessos aclamados pelos fãs, e algumas inéditas. Pode-se destacar entre elas a regravação da música Sangrando do Gonzaguinha que ficou imperdível na voz do Salgado. Já trabalharam as músicas Minha Deusa, Cigarro Apagado e Clima de Verão. Quem não as conhece?!

O grupo tende a crescer cada vez mais, isso graças ao público que os prestigía aprovando suas canções, e graças a eles próprios, pela batalha que sempre vêm mantendo. Os meninos do Katinguelê merecem esse destaque nacional porque têm consigo muita garra e união, além de terem um coração muito cheio de bondade, talento e simplicidade.

Fonte: http://www.letras.com.br/biografia/katinguele

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Twitter

Partituras de Katinguelê

Álbuns de Katinguelê

Partituras

C &P e Léo Santana

Chininha e Príncipe

Justiceiro

C &P e Léo Santana

Cifras

Menina da Saia Rendada

Chiquinho dos Santos

Chiquinho dos Santos

Menina da Saia Rendada

Cala Boca Magda

Os Originais do Samba

Os Originais do Samba

Cala Boca Magda

Livre Pra Voar

Exaltasamba

Pagode do Exalta

Livre Pra Voar

É Problema Meu

Exaltasamba

25 Anos

É Problema Meu

Preciso Dar Um Tempo

Os Originais do Samba

Os Originais do Samba

Preciso Dar Um Tempo

Apaixonado Estou

Pique Novo

Pique Novo

Apaixonado Estou

Veja + Cifras

Olá, deixe seu comentário para Katinguelê

Enviando Comentário Fechar :/

Veja Também Outros Artistas Relacionados!

Veja mais artistas relacionados em nossa galeria!